Clarinete: Dicas e sugestões de Técnicas
Como é um clarinete ?O clarinete é um instrumento de sopro de madeira que usa uma única palheta para produzir som. Palhetas são feitos de um tipo de cana ou bambu e mantidos na boquilha (geralmente feitos de borracha dura ou plástico) com uma ligadura (geralmente feita de metal, couro ou plástico). Ligadura é apenas uma palavra para conector. O som é produzido quando um músico, com seus lábios pressionados firmemente ao redor do bocal, sopram no bocal, causando a palheta única e, em seguida, o ar dentro do instrumento para vibrar.
O clarinete tem cinco partes; o bocal, a articulação do barril, a articulação superior, a articulação inferior e o sino.
Um sistema de teclas e orifícios de tom percorre o comprimento do instrumento.
Seu primeiro clarinete
Você deve procurar um instrumento que:• Seja fácil de tocar (responsivo)
• Reproduz em sintonia
• Possui uma boa qualidade de som
• é durável
Se você está apenas começando, provavelmente não será capaz de tocar muito bem o instrumento, por isso pode confiar em indicadores que não sejam a qualidade do som para execução, para ajudá-lo a fazer sua escolha procure recomendações de professores e músicos mais experientes.
Você também pode ver como um modelo em particular mantém seu preço no mercado de segunda mão, bem como com que frequência o clarinete precisa de ajustes ou reparos (na ausência de danos acidentais).
Em terceiro lugar, a reputação e respeitabilidade do fabricante é importante. Alguns clarinetes são mais populares do que outros, e geralmente existem boas razões para isso.
Depois de dois ou três anos, tudo o que você precisa fazer é atualizar a boquilha e você terá mais alguns anos antes de precisar atualizar o instrumento.
Recomendações para clarinete de estudante em segunda mão:
Verifique se o instrumento recebe manutenção regularmente e se não possui almofadas pretas, mofadas ou divididas. Se você vir um muitas especificações esbranquiçadas no caso e pedaços das almofadas, isso pode significar que os ácaros estão comendo o que poderia exigir um reparo caro.
Dê uma olhada nas teclas longas, se elas parecerem fora de alinhamento ou dobrados, em vez de paralelos e retos, as chances são de que as almofadas não selem a orifícios corretamente. Verifique também se a boquilha não está lascada.
Embocadura no clarinete
Mudanças na força ou forma de soprar embocadura afetar o som ou afinação (entonação) de seus instrumento.Repertório que apresenta o clarinete
O clarinete tem sido popular como um concerto instrumento e música de câmara.
Famoso concertos para clarinete incluem os de Mozart, Weber e Copland.
Há muitos ótimos peças da câmara para clarinete, como o Clarinet Quintetos de Mozart e Brahms.
Exemplo no vídeo abaixo: Mozart | Clarinet quintet K581 in A major (Armida Quartet, Sabine Meyer)
Um pouco da história do clarinete
O clarinete se desenvolveu bastante tarde na história da orquestra. Não foi até Denner transformou o chalumeau no clarinete no século 18 que o clarinete teve a versatilidade de funcionar como um instrumento orquestral.
Os avanços de Denner viram o clarinete crescer na faixa de afinação (veja a tarefa da sala de aula sobre a afinação) e em sua capacidade de pule rapidamente entre notas diferentes. O clarinete moderno possui três registros básicos, conhecido como chalumeau (em homenagem ao predecessor histórico do clarinete), clarion e altissimo.
A família de clarinetes tem a maior gama de afinação de qualquer instrumento de sopro. Um clarinete contrabaixo pode tocar um C três oitavas abaixo do meio C
Cuidados com os Instrumentos: Clarinete
Cotonete de limpeza para clarinete, graxa para cortiça, pano macio, cotonetes, protetor de palhetaLimpeza diária:
Depois de tocar:
- 1) Seque a palheta entre os dedos ou com um pano e coloque-a em uma caixa protetora.
- NUNCA deixe sua palheta boquilha, você crescerá rapidamente mofo e abrigar bactérias que podem deixá-lo doente.
- 2) Após remover a palheta, use o cotonete para limpar a parte interna da boquilha.
- 3) Use o cotonete para limpar dentro do corpo principal e do cano (pescoço).
- Vire o instrumento de cabeça para baixo e puxe cuidadosamente o cotonete começando na campanula (como um funil). Isso pode ser feito com o instrumento ainda montado ou cada peça sozinha.
- 4) Desmonte cada peça e limpe qualquer umidade entre as peças. Verifique frequentemente as rolhas e lubrifique quando necessário.
- 5) Quando as sapatilhas estiverem molhadas, coloque um papel de limpeza entre elas
- e o orifício e pressione levemente as almofadas para remover a umidade.
Verifique todas as cortiças quanto a graxa. As cortiças secas tornam-se quebradiças, quebram e
requer reparo profissional imediatamente. Use dicas de limpeza para limpar
entre / dentro das juntas para remover o acúmulo de graxa
Dicas para Exercícios individuais
- • Toque uma escala cromática (notas longas sem vibrato). Preste atenção à entonação e uniformidade na produção de tons.
- • Toque oitavas. Ouça o seu tom como se você tocasse um dueto com seu próprio conotações. Preste atenção à diferença de sintonia.
- • Toque fragmentos diferentes fora da sua zona de conforto com ligações ou intervalos difíceis. Sinta as diferenças na facilidade de tocando e preste atenção à sua entonação.
- Faça Exercícios conjunto
- • Toque uma escala juntos (notas longas e sem vibrato). Primeiro unisono e depois em oitavas. Ouça a diferença de ajuste e projeção.
- • Toque um dueto com qualquer outro instrumento de sopro e preste atenção nas diferenças de entonação.
Sugestões
• Posição. Muitos estudantes colocam a palheta muito baixa e seu tom melhora simplesmente movendo a palheta mais alto na boquilha, com apenas uma parte de preto acima dela.
• Força. Este é um assunto complicado. Os alunos precisam ter resistência para produzir uma tom centralizado, tão cedo, enfatizamos a mudança para palhetas mais duras. No entanto, muitos estudantes não percebem que este é um processo finito: o objetivo não é tocar com palhetas mais difíceis.
• Marca da palheta. A razão pela qual algumas palhetas são baratas é que a qualidade delas é muito baixa; será melhor gastar um pouco mais para conseguir uma palheta boa e que dura mais tempo.
• Aperto da ligadura. Eu encontrei muitos estudantes que tratam parafusos de ligadura como de parede, eles apertam até que seja fisicamente impossível apertar mais o parafuso! O objetivo da ligadura não é ancorar firmemente a palheta no lugar de um tremor de terra; é simplesmente segurar a palheta contra a boquilha. Tal aperto excessivo restringe severamente a vibração da palheta, causando um som comprimido.
• Posição da ligadura. Muitos estudantes desconhecem a posição da ligadura; é freqüentemente
muito alta ou muito baixa. Procure uma posição adequada
• Boquilha nova. A boquilha que acompanha a maioria dos instrumentos não é muito
boa qualidade. Além dos problemas de tom, muitos estudantes têm dificuldade em articular e emitir notas mais altas o que muitas vezes leva à frustração e maus hábitos que persistem nos próximos anos.
• ângulo do instrumento. Eu vejo muitos jovens clarinetistas que mantêm o instrumento longe demais do corpo. Embora não exista um ângulo definido que funcione perfeitamente para todos, os alunos podem encontrar seu próprio ângulo tocando uma única nota e mova o instrumento até que se aprimore por conta própria
• Postura. Uma postura curvada ou curvada restringe o fluxo de ar, o que resulta em um pequeno volume de som. Os alunos devem sentar-se em uma postura relaxada e alta, com os ombros para baixo, não rolou para a frente.
• Polegar direito. O lado do polegar deve tocar o corpo do clarinete,
Fontes
http://www.woodwind.org/clarinet/
http://www.clarinetinstitute.com/
https://www.utm.edu/departments/clarinet/_pdfs/Common%20Clarinet%20Misconceptions.pdf
Dr. Liz Aleksander • Banda de Honra UT-Martin 2019
Do controle de clarinete à percepção de timbre Mathieu Barthet, Philippe Guillemain, Richard Kronland-Martinet, Sølvi Ystad CNRS Laboratorie de Mécanique et d'Acoustique, 31 Chemin Joseph-Aiguier, 13402 Marselha Cedex 20, França.
Por Blog Caderno de Educação



Compartilhe em suas Redes Sociais!
Este Blog visa compartilhar conteúdo e publicar matérias informativas ou sugestivas e livros em domínio público.
0 Comments:
Publicar um comentário